segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato Reflexivo


Quando fiquei sabendo que estavam abertas as inscrições para este curso, me chamou a atenção, primeiro porque era on-line, podemos fazer em casa e nos horários que sobram, depois pelo tema “Leitura e Escrita em Contexto Digital”, achei que poderia aprender mais e com isso melhorar a minha redação, acho que cursos de atualização são importantíssimos na carreira de qualquer profissional, principalmente do professor. A partir daí fiquei na expectativa de como seria a leitura e escrita aliada as novas tecnologias.
Ansiosa pelo inicio do curso, que não me desapontou. Logo no início do módulo 1 estava um pouco perdida, me adaptando com o ambiente e as ferramentas, depois me soltei, acostumei com o ambiente, fui me acostumando a todo dia entrar no ambiente e dar uma passadinha pelo curso, e quando chegou a hora do blog foi ótimo, mesmo já tendo um certo domínio com a informática o blog foi um novo desafio, adorei o meu blog, sempre tive vontade de ter um, o meu grupo foi muito participativo e interagiu muito bem  na construção.Produzir e conhecer os vários tipos de textos possibilitou uma ampliação de meus conhecimentos, os textos apresentados foram ótimos e me possibilitou uma visão diferente da maneira de ler e de interpretar um texto, e que para isso não é necessário simplesmente ler, tem que ser trabalhada as capacidades e habilidades da leitura.
Agora, chegando ao final posso dizer que foi muito bom fazer este curso, atendeu as minhas expectativas e me deixou mais confiante para redigir qualquer tipo de texto. Agradeço a querida tutora Gildete que sempre esteve presente acompanhando e passando dicas.   

Relato Reflexivo

Minha trajetória
   Recordo-me da videoconferência de divulgação do curso “Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade”, encantei-me com a possibilidade de aprender um pouco mais desse fantástico mundo da leitura e da escrita.
   Com grande expectativa aguardei o início das atividades e o fato de já conhecer o ambiente AVA, por ter feito a escolinha de formação de professores em 2010, trouxe-me tranqüilidade.  Considero que foi um caminho gostoso de ser trilhado, trazendo alguns desafios, novos conhecimentos e prazer por estar investindo em minha formação continuada.
   O maior desafio para mim que sou da disciplina de Química foram os momentos de escrita, é fácil pensar e falar, o difícil é colocar as ideias no papel de forma clara e objetiva. Um desafio que fui vencendo a cada atividade proposta por contar com o acolhimento dos colegas e apoio da tutora.
   Participar de cursos com essa formatação é primordial para vislumbrar estratégias diferenciadas, garantindo trabalhar os mesmos conceitos de forma diferenciada. A possibilidade de criar um blog foram momentos de busca incessante e de descobertas. Até fiz um blog pessoal para divulgar e trocar experiências com os professores de Química da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio, como diz Paulo Freire, “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca”.
   Confesso que produzir algo para ser publicado no blog do curso trouxe-me inquietação, quer seja pelo medo da exposição, ou do plágio, enfim, algo que desestruturou, mas acabou favorecendo a busca e o crescimento.
   Ressalto que o que mais dificultou a trajetória no curso foram os trabalhos em grupo, não que os vejo como negativos no processo, mas a dificuldade em realizar efetivamente algo com a troca de ideias entre os integrantes do grupo, favorecendo a construção em conjunto.
   Reta final do curso... E mais uma vez a sensação de que tenho muito a aprender e a responsabilidade de trabalhar a leitura e escrita com nossos alunos, já que vivemos no mundo da comunicação e interação, com a linguagem permeando nossa vida, torna-se imprescindível aprimorar a nossa leitura de mundo, aprender a ler além das linhas, nas entrelinhas. Ou melhor, desenvolver nossas capacidades para além da decodificação e compreensão,  aperfeiçoando a capacidade de apreciação e réplica.
                                               Rozineide



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Que Bicho Que É?

Que Bicho Que É?
Pessoal esse livro é um lançamento do meu  amigo Marcos, PCNP de arte da DER/Adamantina. É muito lindo, é um livro para crianças cegas, para alfabetização, interage com o leitor, apresenta texto escrito e o mesmo em braile, o interessante do livro são as ilustrações que foram especialmente feitas para esse público, que enquanto lê pode tatear as imagens.
Editora  Cuore